Olá pessoal! Sejam bem-vindos ao nosso blog! Este é um espaço criado para meus alunos. Aqui poderão esclarecer dúvidas, ter orientações de trabalhos, provas etc. Participem!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

As escolas encaram o bullying

Você vai ler um texto publicado na revista Veja. Após a leitura comente o assunto. Ao final escreva seu nome e a série.
A variante de bullying que tem dado mais trabalho para escolas, pais e estudantes é o virtual, também chamado de cyberbullying. “Na faixa dos 13, 14 anos, a mais crítica de todas, é frequente o desrespeito pela internet. Os alunos criam comunidades no Orkut, entram de forma anônima ou não e falam mal de outros”, diz Fábio Aidar, vice-diretor-geral do colégio do Santa Cruz, em São Paulo. “Para prevenir, fazemos um trabalho verbal, orientando os alunos para o bom uso da internet e lembrando a importância do respeito ao próximo.”
De modo geral, os colégios particulares vetam o uso de celular em sala de aula - o que evita que se filme alguma cena constrangedora para depois jogá-la na web, um tipo possível de cyberbulling. Em algumas instituições, ele é liberado no recreio e nos intervalos, ou quando há uma ligação importante a ser feita pelo aluno (desde que ele avise antes a direção da escola). Em algumas redes estaduais, como na do Paraná, há orientação para as escolas proíbam o celular, mas cabe a cada uma vetar concretamente ou não.
Sufocar completamente o cyberbullying é, porém, uma missão complexa, porque muitas das agressões virtuais são feitas pelos alunos a partir de suas casas. “Hoje, a nossa preocupação maior é com o que os alunos fazem fora da escola: as festas, as drogas e a internet”, reconhece o psicólogo Cristiano Braune Wiik, coordenador pedagógico do 1º ano do ensino médio do São Luís. Aqui, mais uma vez, as escolas centram fogo na prevenção. “Nós monitoramos a navegação no colégio e orientamos as família a fazê-lo em casa, ficando ao lado do aluno e verificando seus hábitos on-line”, afirma Nívea Fabrício, do Graphein, chamando atenção para o outro lado do combate ao bullying: a ação dos pais.
Xingamentos eletrônicos – Frederico, de 12 anos, identificado aqui por nome fictício, chegou a deixar três escolas por envolvimento em brigas. Em suas próprias palavras, estava sempre disposto a entrar em combate. “Quando me xingavam, eu já partia para a briga”, lembra. Era um agressor, mas também vítima do bullying – visto como vilão, acabou sendo perseguido e se tornando o bode expiatório da turma.
Ao lado de colegas de um de seus colégios anteriores, participou de uma comunidade na rede social Orkut que era um exemplo claro de bullying virtual: “Eu odeio a Gisela” – outro nome fictício. A página, que chegou a reunir 120 participantes, propunha uma enquete em que os visitantes podiam escolher uma maneira de ofender Gisela. “Burra”, “escrota” e “tonta” eram os adjetivos mais leves.
Transferido para o colégio Graphein, especializado em estudantes com dificuldades de adaptação, Frederico começou a deixar para trás as práticas. Mais calmo e sociável, é considerado um jovem em “reabilitação”.

Fonte:http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/cyberbullying.shtml

Outra reportagem de VEJA sobre o assunto:
Brincadeira sem graça: o bullying e o cyberbullying

17 comentários:

  1. o bullying e uma coisa muito ruim para as pessoas que nao devem ser praticadas por ninquem atraves de sites,blogs,entre outros Leandro Boff 8ª

    ResponderExcluir
  2. quando o bullying é praticado na escola, sala de aula ,ja e ruim e quando e em redes sociais piora , porque todo mundo pode ver ,o que deixa a pessoa mais envergonhada ,e no caso daquele menino ,que tentava se defender e ainda saia de vilão . Barbara Bernardes 8ºA

    ResponderExcluir
  3. Bem o bullying é um ato muito errado, por mais que a pessoa tenha alguma coisa errada não se deve fazer isso, para mim essa é a pior atitude que uma pessoa pode tomar.
    Leon Gabriel 8ªA.

    ResponderExcluir
  4. O bullying e uma coisa que as pessoas fazem por "diversão",e nem sempre todas as vítimas aguentam as críticas e acabam partindo pra briga,e a vítima que bate no agressor acaba perdendo a razão.
    Nicolas Torrezani 8ªA

    ResponderExcluir
  5. o texto acima e a pura realidade,o bullying parece normal mais não é ! "brincadeiras " de pessoas que dizem ser nossos amigos as vezes nós machuca não por fora mais sim por dentro as vezes um comentários maldosos, e na internet piora , porque muitas pessoas podem ver e além que você passa a maior vergonha ! robeeerta 8°a

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O texto fala que hoje em dia o bullying e mais praticado na rede social(internet).Algumas escolas evitam o uso de celular e alguns aparelhos eletronicos que tira foto ou filmam para evitar o cyberbulling.

    ResponderExcluir
  8. O texto fala que hoje em dia o bullying não é cometido somente nas escolas,tambem é praticado na internet.Varias escolas proibem o uso de celular pois quem pratica o bullying pode tirar fotos e colocar na internet.E quem é o prejudicado não é quem pratica o bullying,mas sim quem é vitima,por que a pessoa pode ficar com depresão ou coisa pior.

    ResponderExcluir
  9. eu acho que o bullyng, não deve ser praticado com ninguem porque quando é com a pessoa que pratica ela não vai gosta de ser chacota dos outros. Eu acho que na internet não deve ser postado nada que vá prejudicar a uma passoa no futuro porque com um comentario você pode arruinar a vida de uma pessoa, e depois para tirar neim adianta por que não tem como tirar.

    ResponderExcluir
  10. eu já vi, não só uma pessoa, mais como várias pessoas fazendo CYBERBULLYING com um menino que muita gente conhece, vi fotos na internet com um apelido muito feio. Será que essas pessoas que cometem bullying ou ciberbullying, gostariam que fizessem o mesmo com elas?!. Será que ás vítimas tem uma vida normal depois que sofrem bullying?. Pais se conscientizem com o que está acontecendo na vida de seus filhos, conversem com eles, ajudem-os á luta pelo o que estão sofrendo.

    Lorena Franzin, 8ªA (:

    ResponderExcluir
  11. alem de aver bullying na vida real na escola agora tem bullying até na internet isso é muito constrangedo até pq outras pessoas que não tem nada ver pode ver o bullying que fazem com essa vitima. esse negocio tem que acabar tanto na escola como fora dela na internet,blogs ,redes sociais e etc . ystallem rocha 8 º A : ) !

    ResponderExcluir
  12. A sociedade está evuluindo né!! era só bullying agora tambem o CyberBullying só quero ver aonde nois vamos parar desse jeito. Para todos que estão vendo esse comentário: temos a chance de fazer um mundo melhor sem bullying e ciberbullyng e etc. Basta nos querermos. pense nisso!!!
    Joabe 8ª A

    ResponderExcluir
  13. Todos nós deveríamos ajuda a mostra a sociedade que o bullying pode trazer infelicidade não só para os que sofrem de bullying mais também a família que pode ficar sem saber o que fazer quando acontecer com os filhos deles.

    João Marcos de Araujo Franzin - 8ªA

    ResponderExcluir
  14. com a internet ficou mais facil a pratica de bullying.qualquer um pode acessa esses sites e ofende os outros...
    joao vitor 8ªA

    ResponderExcluir
  15. O bulying praticado nas escolas pode provocar estragos no adolesente, ele pode querer não ir à escola, cair o rendimento, começar a ficar agrescivo, quando é praticado o cyberbulying fica muito ruim, pois soamdo ao bulying escolar pode ofender o adolescente(geralmente) e mostrar a mais pessoas que o conhecem coisas que não são reais a respeito dele e às que não o conhecem e fiquem sabendo, vão evitá-lo e ignorá-lo, isso pode acabar com o futuro dele, pode acabar perdendo a vontade de se dedicar às coisas e não virar "alguém" na vida.
    Micael Cortelete 8ªA

    ResponderExcluir
  16. O texo fala do bullying que é praticado através da internet o"cyberbullying", criando perfis falso para humilhar algumas pessoas.Que é bem mais díficil para punir quem fez.
    Rafaeli Amaral S. 8ªA

    ResponderExcluir
  17. Já vê historia no facebook,de pessoas fazendo perfil falso humilhando pessoas , normalmente isso acontece pela pessoa ser nova no colegio ,ou por ser diferente , essas pessoas tem que avisar pai ou diretor da escola , para que possam parar com as ameaças . As pessoas que não dizem oque esta acontecendo acabam com o futuro deles pois a alto estima deles ficam ruim e isso prejudica . Hiolanda 8ºA

    ResponderExcluir